17.3 C
São Paulo
quinta-feira, outubro 21, 2021

ALERTA PARA MORADORES E COMERCIANTES DA ZONA LESTE

Por Fátima Bana, moradora da Mooca.

Junto com a pandemia, veio a crise e com ela o desespero e sempre que temos pessoas desesperadas, temos também pessoas mal intencionadas. Por essa razão, esse artigo tem como intuito orientar os moradores e comerciantes da Zona Leste de São Paulo.

Após ficar sabendo de uma iniciativa do meu bairro que após um ano se mostrou uma tentativa de ludibriar e coletar dados de moradores e comerciantes para possíveis crimes, achei por bem esclarecer os problemas que uma iniciativa digital pode trazer.

Nesse caso, se tratava de uma rede social e grupos de WhatsApp, não existia CNPJ, site, registros, nada! Apenas boletos em nome de um CPF, falsas tentativas de apoio ao verde, ao pet, e até a cultura, tudo com intenção de pegar dados dos comerciantes, conhecer comportamentos dos moradores e depois lançar um negócio voltado a venda de câmeras de vigilância (negócio o qual as câmeras não existem) mas sim pediam o acesso as câmeras, para ajudar na vigilância colaborativa.

No início, avisos sobre crimes da região, depois esses pararam de ocorrer e os envolvidos começaram a praticar os crimes. De assustar não? Pois foi isso que ocorreu em um bairro extremamente tradicional de São Paulo, dezenas de comerciantes e moradores foram ludibriados, até uma revista digital foi criada.

E agora fica o questionamento, o que podemos fazer para não cair nesse tipo de iniciativa?

– Todos que vendem um serviço precisam de um CNPJ, não faça transferências para CPF, acredite não existe cafezinho de graça;

– Não entre em grupos onde é necessário pagar para ter presença, isso não é colaborativo, isso é comércio;

– Uma empresa, seja ela de publicidade ou de vigilância precisa ter um endereço (mesmo que virtual), não acredite em serviços que existem apenas nas redes sociais;

– Empresas que só existem nas redes sociais, podem ser apagadas sem deixar rastros;

– Toda empresa nos dias de hoje, precisa ter um site, mesmo que esse site seja uma página com o CNPJ e dados, isso já é suficiente para que deixe rastros e possa ser localizada, não acredite em iniciativas em grupos de aplicativos de mensagens.

Todo cuidado é pouco, quando falamos dos seus dados. Se um serviço não é pago, o produto é você. Se um serviço é cobrado, exija todos os dados dessa empresa, principalmente para publicidade ou negócios que visam a sua segurança.

Procure as autoridades e denuncie, cuidado.

Sobre a autora: Fatima Bana, com formação internacional na área de marketing pela University of Califórnia (UCLA/USA), MBA em aprendizagem cognitiva e neurociências, Fatima Bana é mestre em comportamento de consumo e soma mais de 15 anos de experiência em estratégias e inteligência de marketing digital e offline no varejo, travel, tecnologia e bens de consumo. Ela que já atuou como diretora executiva na Gafisa, Accenture, Tivit, foi Head de Marketing na LATAM e CMO da Buser, está à frente da Rent a CMO, empresa de consultoria focada em Growth. Saiba mais em: www.rentacmo.com.br

VOCÊ IRA GOSTAR

Café Cheiro de Aconchego – Cafeteria com cara de Interior

Imagina aquele delicioso café coado na hora com um bolo caseiro que lembra aqueles dos nossos avós? Delícia, não é? Então você...

Estética Virtuosa inaugura sua unidade no Tatuapé

A Clinica Virtuosa inaugurou no dia 05/10 a sua 94º filial com uma festa de inauguração e a presença da Renata Banhara.

Outback lança Moscow Mule em sua icônica caneca congelada

Tradicional drink dos anos 40 entra para o cardápio de todos os restaurantes da rede com o toque especial da marca

Redes Sociais

127,849FansLike
105,856FollowersFollow
57FollowersFollow
- PATROCINADO -
- PATROCINADO -