17.7 C
São Paulo
sexta-feira, outubro 23, 2020

Cobrança indevida gera dano moral?

A resposta é sim.

No artigo de hoje falaremos sobre algo que enfurece e muito os consumidores.

Imagine a seguinte situação: A pessoa sempre honrou com suas obrigações em relação a pagamentos, suas contas sempre foram pagas em dia. Em um certo dia tenta realizar um financiamento seja de um imóvel ou veiculo e descobre que seu nome esta negativado no Serasa ou no SPC. Para piorar o pesadelo, descobre que a empresa que negativou seu nome refere se a uma cobrança que você já pagou e tem o comprovante de pagamento.

A lei consumerista, precisamente no artigo 42, parágrafo único, dispõe que “o consumidor cobrado indevidamente possui o direito ao ressarcimento em dobro do que pagou indevidamente”.

Na maioria das vezes o consumidor tenta de todas as formas demonstrar para a empresa que realizou o pagamento, mas não tem retorno e para solução do necessita buscar respaldo perante o Poder Judiciário.

Nesse pedido deve ser formulado a decretação da inexistência da divida bem como o pedido de indenização de dano moral em forma pecuniária, ou seja, a condenação ao pagamento em dinheiro ao consumidor.

Por fim, orientamos sempre que o consumidor exiga um comprovante de pagamento do estabelecimento comercial, pois esse será o documento que comprovará a cobrança indevida.

Caso ainda tenha alguma dúvida, estamos à disposição.

 

Souza Advogados

Escritório de advocacia especializado em direito de família, previdenciário, tributário, civil, trabalhista e do consumidor.

Rua Restinga, 113 CJ 910- Tatuapé SP.

Telefone: 11 2097-5487

E-mail: contato@souzaadvoga.com.br

Instagram: @souzadvoga

Facebook: https://www.facebook.com/souzadvoga/

Site: https://www.souzaadvoga.com.br

VOCÊ IRA GOSTAR

POKES QUENTES CAEM NO GOSTO DOS AMANTES DA CULINÁRIA HAVAIANA

A rede Let’s Poke lançou novos pokes especiais com a opção de arroz e proteína quente

Porte terá bailarinos acrobatas no topo do edifício residencial mais alto de São Paulo

Lançamento da Mostra de Decoração do Edifício Figueira Altos do Tatuapé terá umaperformance especial com artistas desafiando a gravidade, usando o arranha-céu...

Panificadora Marengo : 53 anos de tradição em nosso Bairro.

A Panificadora Marengo foi fundada em 1967, no bairro do Tatuapé, pelo imigrante Alfredo Lopes de Campos. Recém-chegado de Portugal, ele decidiu...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

126,640FansLike
97,489FollowersFollow
56FollowersFollow
- PATROCINADO -
- PATROCINADO -