Curiosidades

Separamos algumas curiosidades de nosso Lindo Bairro Tatuapé

1- CAPELA NO TATUAPÉ 

Muitas Pessoas não sabem, mas nosso bairro possui esta linda capela que fica na Rua Ângelo Marinelli

2- SORVETES DE INFÂNCIA

Sabe aquele sorvete colorido que quando eramos crianças adorávamos? Quem quiser matar a saudade ou conhecer é só ir na Rua Mossameds. É la que Cátia Falci Hilário oferece estes deliciosos sorvetes de diversos sabores a cada dia.

3- ESTATUA DAVI

Em 1974, a estátua de DAVI foi retirada do Estádio do Pacaembú, hoje Estádio Paulo Machado de Carvalho, sendo transportada e instalada na praça fronteiriça ao CERET. Obra prima de Michelangelo, a peça foi doada pelo Governo Italiano, sendo de se destacar que existem apenas 07 estátuas iguais a essa em todo o mundo. Incrustada no coração do Tatuapé, a estátua de DAVI passou a ser o símbolo olímpico dos trabalhadores brasileiros.
 

4- CASA DO TATUAPÉ

Construída entre o período de 1688 a 1698, em materiais de taipa de pilão e pau-a-pique, a Casa do Tatuapé serviu como moradia por mais de um século e meio, antes de se tornar uma olaria em 1945. Em 1975, o local foi doado para o Estado, e após reforma e restauração, a Casa passou a fazer parte do circuito cultural da cidade.

 

5- CINE SÃO JORGE

Fundado em 1945 pela Empresa Cinematográfica São Jorge S/A (que também foi dona do extinto cinema Penharama) era um dos grandes cinemas paulistanos, com capacidade de 2113 lugares.
A construção é até hoje uma das mais belas obras arquitetônicas antigas da zona leste de São Paulo, contrastando com a atual situação desta avenida. No final dos anos 70 o cinema encerrou suas atividades, dando lugar a uma loja de calçados que permanece até hoje no local.

6- FAMÍLIA MATARAZZO

Na década de 1930, o italiano Saule Carpinelli veio ao Brasil para administrar a Chácara do Piqueri, da família Matarazzo.Enquanto a casa principal foi demolida, a que serviu de residência para a família Carpinelli, foi preservada e é onde hoje funciona a administração do Parque do Piqueri.

7- LIMPA BARRO

O Limpa Barro é uma estrutura de ferro que ficava nas calçadas quando as ruas ainda era de terra,para que as pessoas pudessem limpar os pés antes de entrar em casa. Na Rua Itapura,ainda há um deles fincado na calçada para relembrar os velhos tempos.

8- TATUAPÉ RUGBY
Você sabia que o Tatuapé Possui um time de Rugby? Desde 2010 o Tatuapé Rugby é o 1º e único clube de rugby da zona leste de São Paulo.

9- ESCULTURA CERET

Quem passa pelo Ceret deve se perguntar o que significa essa Escultura em Bronze que fica na Entrada do Jardim do Parque. Você Sabe o que ela significa? Ela é a representação de JANO, Deus da Mitologia Romana, Senhor dos Caminhos, o Porteiro Celestial, representado por duas cabeças, simbolizando o Passado e o Futuro.

10- ANCORADOURO DO RIO TIETÊ

O curso do Rio Tietê adentrava a chácara dos Matarazzo (Onde hoje é o Parque do Piqueri) antes da sua retificação, que ocorreu neste trecho por volta de 1950. Um ancoradouro foi construído no local, onde provavelmente os barcos da família ficavam atracados. Parte dele está la até hoje,como um grande paredão e passa despercebido pelos frequentadores do local.

 

Conhece mais alguma curiosidade?? Nos envie para contato@tatuapebairro.com