Home»SAÚDE»PREJUIZOS CAUSADOS PELA AUSÊNCIA DENTAL

PREJUIZOS CAUSADOS PELA AUSÊNCIA DENTAL

1
Compartilhamentos
Pinterest Google+

A perda de um dente por ser causada por variadas razões, como por exemplo a doença periodontal, cárie dentária e traumatismos locais. Geralmente, o paciente procura tratamento quando a estética está comprometida, entretanto, a ausência de um dente vai além dessa questão, compromete a integridade do sistema mastigatório, ja que os nutrientes contidos nos alimentos não são absorvidos pelo organismo. Além disso, os alimentos chegam maiores no estômago, dificultando a digestão. Esse fator causa perdas nutricionais, deixando o paciente suscetível a outras doenças.

A migração dos dentes “vizinhos” e opostos é possível. Freqüentemente observa-se o movimento de inclinação, o qual provoca desajuste da oclusão prejudicando o funcionamento normal do sistema . Atrapalha na fala, a pessoa com problemas de dicção pode se sentir desconfortável na hora de manter uma conversa com outras, principalmente em momentos que seja necessário falar em público, atrapalhando muitas vezes até na carreira profissional.
A perda óssea é outro problema comum que afeta pessoas que perderam um ou mais dentes. Isso acontece porque nosso corpo entende que se não há um dente no local, aquela estrutura óssea não é mais necessária, pois a função dela é servir de suporte para o dente. Por isso, o organismo inicia um processo natural de reabsorção do osso, prejudivando inclusive para uma reabilitação protética futura.

A presença de TODOS os dentes é necessario pelo bom funcionamento da ATM (Articulação Temporomandibular), articulação responsável por todos os movimentos da boca. E quando há problemas nessas articulações, o paciente pode sofrer com dores de cabeça constantes.

Além disso, existe o problema de ordem estética. Sob esta ótica, tem sido cada vez mais valorizado o aspecto visual, em que a desarmonia do sorriso pode prejudicar a auto-estima do indivíduo, fazendo-o ficar mais introvertido e menos ativo socialmente.

Por isso é tão importante que as pessoas cuidem bem de sua higiene bucal, pois os prejuízos da falta de dente vão muito além da estética.

Caso isso aconteça com você, procure um Cirurgião Dentista, que o indique a melhor reabilitação oral, para cada caso, de acordo com sua necessidade!

Dra. Juliana de Sequeira.
CROSP 112854
Fone: (11)2293.0813 / (11) 99601.7587 – Whatsapp

Post Anterior

A PEDRA ENCANTADA- Teatro OMNI

Próximo Post

Instagram saiu do ar? App apresenta instabilidade ao redor do mundo

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *