Neste último final de semana do mês de outubro, mais de 2 mil atividades esportivas gratuitas serão realizadas em todas as regiões de São Paulo. Com sua maior edição até agora, a Virada Esportiva tem um destaque neste ano. São as chamadas Arenas Temáticas, que vão oferecer diversas opções de esporte e lazer para vários tipos de público.
Há lazer inclusivo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com o “Espaço de Esportes Adaptados” na Arena Diversão, no Parque da Independência. Até os pets foram incluídos, com a caminhada “pé e patas” e espaço pet com rampa, saltos, pneus, túneis e sacolas.
Para os que gostam de adrenalina, têm tirolesa, bungee jumping, eject x — uma catapulta que lança a pessoa às alturas — e escalada. Os que procuram paz e sossego podem fazer alongamento, caminhada, movimentos de consciência e expressão corporal, jogos de tabuleiro ou hidroginástica.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, foram investidos R$ 22 milhões nesta edição do evento, que tem o apoio do Sesc, Sesi, clubes esportivos, associações, federações e confederações de diferentes esportes, empresas do ramo esportivo, do governo estadual e da Polícia Militar.
Arena do Trabalhador e Arena Ginástica Artística: O CERET vai receber dois grandes eventos na Virada Esportiva. Na ginástica artística, cerca de 500 atletas farão uma apresentação especial. Outras atividades preparada são: beach tennis, roda de capoeira, tênis, corrida norturna, carrinho de rolimã, boxe, jiu-jítsu, futebol e atividades de escoteiros.