21.5 C
São Paulo
sexta-feira, janeiro 21, 2022

Mercado global de celulares começa 2021 em alta – Samsung é líder

A empresa de consultoria Counterpoint Research publicou um novo relatório de mercado com detalhes sobre o setor de smartphones no primeiro trimestre de 2021.

De acordo com a companhia, o segmento apresentou um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, porém queda de 10% se comparado aos últimos meses de 2020 — o que é relativamente natural, já que o período engloba datas como a Black Friday e Natal.

Ao todo, foram comercializadas 354,94 milhões de unidades de smartphones.

A Samsung segue como líder no envio de dispositivos para venda, com 22% do mercado. Após assumir rapidamente o topo nos últimos meses, a Apple volta para a vice-liderança sólida com 17%, com a Xiaomi cada vez mais consolidada (14%), mas com tendências de crescer ainda mais. As chinesas Oppo (11%), vivo (10%) e Huawei (4%) completam o topo da tabela.

Xiaomi em alta, Apple em queda

A fabricante Xiaomi é destaque positivo por manter a ótima fase em vendas. Ela cresceu 8% em relação ao ano anterior, apresentando números positivos até mesmo na Índia, que registrou desaceleração no setor.

Por outro lado, a Apple viu um declínio em vendas, especialmente pelo baixo desempenho do mercado na América do Norte e o crescimento de outras companhias na Europa. Marcas da BBK Eletronics (Oppo, vivo e OnePlus) estão cada vez mais presentes nessas listas, enquanto a Huawei se afasta das primeiras colocações graças às sanções dos EUA.

A Samsung só não é a líder na Ásia (quinta colocada, com 12%) e na América do Norte (perdendo para a Apple, mas com 28% do mercado).

Entre os celulares mais simples e que não são inteligentes (feature phones), os nomes são bem diferentes entre as marcas que dominam o setor. Entretanto, Samsung (7%) e HMD Global (16%), atualmente dona da licença da Nokia, têm um lugar garantido.

Na América Latina, a Samsung mantém a liderança com uma porcentagem ainda maior (42%). Entretanto, a vice-líder é diferente: a tradicional Motorola (22%). A região ainda mantém boas vendas de LG (que oficialmente saiu do setor em abril de 2021) com 6% de participação e ZTE, com 4%, focada em custo-benefício em alguns países.

VOCÊ IRA GOSTAR

Conheça a Fast Escova Tatuapé, a maior Escovaria do Brasil

Conheça a Fast Escova Tatuapé, a maior Escovaria do Brasil. A Fast Escova Tatuapé, inaugurou uma unidade recentemente aqui...

Assistência Técnica da Apple é no Templo do Iphone

Conheça o Templo do Iphone O Templo do Iphone é uma Assistência Técnica especializada em MacBooks, iMac, e toda...

Piadina Romagnola inaugura unidade no Tatuapé

Já Provou Piadina Romagnola? Se a resposta foi não, então você vai ter a oportunidade de provar esta delícia....

Redes Sociais

127,849FansLike
105,856FollowersFollow
57FollowersFollow
- PATROCINADO -
- PATROCINADO -