Na noite desta terça-feira (12), a Acadêmicos do Tatuapé divulgou, através das redes sociais, seu enredo para o Carnaval 2023: “Tatuapé canta Paraty. Patrimônio da humanidade!”. O projeto será desenvolvido por Wagner Santos, carnavalesco responsável por assinar os desfiles da escola desde 2018.
O anúncio aconteceu após encontro entre a diretoria da azul e branca e o prefeito de Paraty, cidade localizada na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, Luciano Vidal (MDB).
Tenho certeza que o enredo Paraty Patrimônio Mundial ‘Cultura e Biodiversidade’, ‘a cidade criativa da gastronomia’ vai ser uma grande vitrine para a nossa cidade e para o nosso turismo”, escreveu Vidal em publicação no Facebook.
Um dos presidentes da agremiação bicampeã do Carnaval de São Paulo, Eduardo dos Santos deixou seu recado para a população do município fluminense: “O nosso objetivo a cada ano é fazer sempre o melhor desfile de nossas vidas e nesse ano nós vamos fazer, mais uma vez, com a graça de Deus e com o apoio de vocês. Muito obrigado”.
O município localiza-se no extremo oeste do litoral do Estado do Rio de Janeiro, junto à divisa com o Estado de São Paulo e é constituído pelas áreas íngremes da Serra da Bocaina (trecho da Serra do Mar), pelos vales de inúmeros rios que dela descem, e por uma estreita borda litorânea.
A arquitetura dominante na cidade é característica da segunda metade do século XVIII e primeiras décadas do século XIX. Paraty é formada por importante núcleo com construções do período colonial e está localizada à beira-mar.
Paraty teve, nos primeiros séculos de sua história, uma importância estratégica no cenário histórico brasileiro: funcionou como entreposto comercial utilizado para a entrada de mercadorias e escravos, e porto para o escoamento do ouro vindo de Minas Gerais e, posteriormente, para o café do Vale do Paraíba (estados do Rio de Janeiro e São Paulo).
Atualmente, a cidade é um destino turístico reconhecido nacionalmente por seu patrimônio histórico e cultural, com o casario e igrejas em estilo colonial, calendário cultural diversificado, celebrações de festas religiosas tradicionais e suas manifestações artísticas, além das belas praias e ilhas que se integram à Mata Atlântica.