Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Dia das Mães no Complexo Tatuapé terá promoção com kits exclusivos do O Boticário

    3 de maio de 2025

    Sorvetes Rochinha inaugura nova loja conceito Cremeria no Tatuapé

    29 de abril de 2025

    Dia das Mães do Shopping Anália Franco presenteia com bolsas Corello e sorteio de um Audi Q3

    28 de abril de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Instagram WhatsApp TikTok Facebook YouTube
    Tatuape BairroTatuape Bairro
    • ONDE COMER
      • BISTRÔ
      • CAFÉ
      • CHURRASCARIA
      • FRUTOS DO MAR
      • HAMBURGUERIA
      • RESTAURANTE JAPONÊS
      • RESTAURANTE MEXICANO
      • PIZZARIA
      • SAUDÁVEL
    • ONDE CURTIR
      • BARES
      • DIVERTIR
      • PUBS
    • VARIEDADES
      • BELEZA
      • ESPORTES
      • EVENTOS
      • SAÚDE
      • VAGAS DE EMPREGO
    • CURIOSIDADES
    • ANUNCIE
      • COMO FUNCIONA
      • PLANOS
    • CONTATO
    Tatuape BairroTatuape Bairro
    Home»VOCEVIU»ALERTA PARA MORADORES E COMERCIANTES DA ZONA LESTE
    VOCEVIU

    ALERTA PARA MORADORES E COMERCIANTES DA ZONA LESTE

    Tatuapé BairroBy Tatuapé Bairro20 de fevereiro de 2021Nenhum comentário3 Mins Read
    Email Telegram WhatsApp
    Share
    Facebook Twitter Email WhatsApp

    Por Fátima Bana, moradora da Mooca.

    Junto com a pandemia, veio a crise e com ela o desespero e sempre que temos pessoas desesperadas, temos também pessoas mal intencionadas. Por essa razão, esse artigo tem como intuito orientar os moradores e comerciantes da Zona Leste de São Paulo.

    Após ficar sabendo de uma iniciativa do meu bairro que após um ano se mostrou uma tentativa de ludibriar e coletar dados de moradores e comerciantes para possíveis crimes, achei por bem esclarecer os problemas que uma iniciativa digital pode trazer.

    Nesse caso, se tratava de uma rede social e grupos de WhatsApp, não existia CNPJ, site, registros, nada! Apenas boletos em nome de um CPF, falsas tentativas de apoio ao verde, ao pet, e até a cultura, tudo com intenção de pegar dados dos comerciantes, conhecer comportamentos dos moradores e depois lançar um negócio voltado a venda de câmeras de vigilância (negócio o qual as câmeras não existem) mas sim pediam o acesso as câmeras, para ajudar na vigilância colaborativa.

    No início, avisos sobre crimes da região, depois esses pararam de ocorrer e os envolvidos começaram a praticar os crimes. De assustar não? Pois foi isso que ocorreu em um bairro extremamente tradicional de São Paulo, dezenas de comerciantes e moradores foram ludibriados, até uma revista digital foi criada.

    E agora fica o questionamento, o que podemos fazer para não cair nesse tipo de iniciativa?

    – Todos que vendem um serviço precisam de um CNPJ, não faça transferências para CPF, acredite não existe cafezinho de graça;

    – Não entre em grupos onde é necessário pagar para ter presença, isso não é colaborativo, isso é comércio;

    – Uma empresa, seja ela de publicidade ou de vigilância precisa ter um endereço (mesmo que virtual), não acredite em serviços que existem apenas nas redes sociais;

    – Empresas que só existem nas redes sociais, podem ser apagadas sem deixar rastros;

    – Toda empresa nos dias de hoje, precisa ter um site, mesmo que esse site seja uma página com o CNPJ e dados, isso já é suficiente para que deixe rastros e possa ser localizada, não acredite em iniciativas em grupos de aplicativos de mensagens.

    Todo cuidado é pouco, quando falamos dos seus dados. Se um serviço não é pago, o produto é você. Se um serviço é cobrado, exija todos os dados dessa empresa, principalmente para publicidade ou negócios que visam a sua segurança.

    Procure as autoridades e denuncie, cuidado.

    Sobre a autora: Fatima Bana, com formação internacional na área de marketing pela University of Califórnia (UCLA/USA), MBA em aprendizagem cognitiva e neurociências, Fatima Bana é mestre em comportamento de consumo e soma mais de 15 anos de experiência em estratégias e inteligência de marketing digital e offline no varejo, travel, tecnologia e bens de consumo. Ela que já atuou como diretora executiva na Gafisa, Accenture, Tivit, foi Head de Marketing na LATAM e CMO da Buser, está à frente da Rent a CMO, empresa de consultoria focada em Growth. Saiba mais em: www.rentacmo.com.br

    Tatuapé Bairro

    Portal de Notícias do Bairro Tatuapé, onde iremos mostrar, Novidades, Acontecimentos, Comércios, Eventos e muito mais sobre o nosso Lindo Bairro Tatuapé.

    Recomendados

    Dia das Mães do Shopping Anália Franco presenteia com bolsas Corello e sorteio de um Audi Q3

    28 de abril de 2025

    Complexo Tatuapé amplia a experiência do consumidor com modernização no aplicativo do centro comercial

    25 de abril de 2025

    A Loja H&M está chegando no Shopping Anália Franco

    11 de abril de 2025
    Últimos Posts

    Dia das Mães do Shopping Anália Franco presenteia com bolsas Corello e sorteio de um Audi Q3

    28 de abril de 2025

    Complexo Tatuapé amplia a experiência do consumidor com modernização no aplicativo do centro comercial

    25 de abril de 2025

    A Loja H&M está chegando no Shopping Anália Franco

    11 de abril de 2025

    Nova unidade da Dr. Shape é inaugurada no Tatuapé com foco em nutrição personalizada e bem-estar

    11 de abril de 2025
    Mais Lidas

    Dia das Mães do Shopping Anália Franco presenteia com bolsas Corello e sorteio de um Audi Q3

    By Tatuapé Bairro

    Complexo Tatuapé amplia a experiência do consumidor com modernização no aplicativo do centro comercial

    By Tatuapé Bairro

    A Loja H&M está chegando no Shopping Anália Franco

    By Tatuapé Bairro
    Patrocinado
    Demo
    Tatuape Bairro
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok Telegram
    • Home
    • CONTATO
    © 2025 Tatuapé Bairro -Uma empresa do Grupo Bairros Digitais.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.