Por Fátima Bana, moradora da Mooca.
Junto com a pandemia, veio a crise e com ela o desespero e sempre que temos pessoas desesperadas, temos também pessoas mal intencionadas. Por essa razão, esse artigo tem como intuito orientar os moradores e comerciantes da Zona Leste de São Paulo.
Após ficar sabendo de uma iniciativa do meu bairro que após um ano se mostrou uma tentativa de ludibriar e coletar dados de moradores e comerciantes para possíveis crimes, achei por bem esclarecer os problemas que uma iniciativa digital pode trazer.
Nesse caso, se tratava de uma rede social e grupos de WhatsApp, não existia CNPJ, site, registros, nada! Apenas boletos em nome de um CPF, falsas tentativas de apoio ao verde, ao pet, e até a cultura, tudo com intenção de pegar dados dos comerciantes, conhecer comportamentos dos moradores e depois lançar um negócio voltado a venda de câmeras de vigilância (negócio o qual as câmeras não existem) mas sim pediam o acesso as câmeras, para ajudar na vigilância colaborativa.
No início, avisos sobre crimes da região, depois esses pararam de ocorrer e os envolvidos começaram a praticar os crimes. De assustar não? Pois foi isso que ocorreu em um bairro extremamente tradicional de São Paulo, dezenas de comerciantes e moradores foram ludibriados, até uma revista digital foi criada.
E agora fica o questionamento, o que podemos fazer para não cair nesse tipo de iniciativa?
– Todos que vendem um serviço precisam de um CNPJ, não faça transferências para CPF, acredite não existe cafezinho de graça;
– Não entre em grupos onde é necessário pagar para ter presença, isso não é colaborativo, isso é comércio;
– Uma empresa, seja ela de publicidade ou de vigilância precisa ter um endereço (mesmo que virtual), não acredite em serviços que existem apenas nas redes sociais;
– Empresas que só existem nas redes sociais, podem ser apagadas sem deixar rastros;
– Toda empresa nos dias de hoje, precisa ter um site, mesmo que esse site seja uma página com o CNPJ e dados, isso já é suficiente para que deixe rastros e possa ser localizada, não acredite em iniciativas em grupos de aplicativos de mensagens.
Todo cuidado é pouco, quando falamos dos seus dados. Se um serviço não é pago, o produto é você. Se um serviço é cobrado, exija todos os dados dessa empresa, principalmente para publicidade ou negócios que visam a sua segurança.
Procure as autoridades e denuncie, cuidado.
Sobre a autora: Fatima Bana, com formação internacional na área de marketing pela University of Califórnia (UCLA/USA), MBA em aprendizagem cognitiva e neurociências, Fatima Bana é mestre em comportamento de consumo e soma mais de 15 anos de experiência em estratégias e inteligência de marketing digital e offline no varejo, travel, tecnologia e bens de consumo. Ela que já atuou como diretora executiva na Gafisa, Accenture, Tivit, foi Head de Marketing na LATAM e CMO da Buser, está à frente da Rent a CMO, empresa de consultoria focada em Growth. Saiba mais em: www.rentacmo.com.br