Um cachorro com ciúmes do tutor é algo sempre preocupante. Por mais que isto tenha um aspecto “romântico” para a maioria das pessoas, achando que é fofo o cachorro sentir ciúmes do tutor, saiba que esta é uma situação bastante complexa e que pode facilmente sair do controle, levando o tutor e o cachorro a quadros graves de estresse e ansiedade.
No entanto, nenhum problema pode ser corrigido se não houver um entendimento das motivações daquele problema. É preciso agir para cortar as raízes do problema, não apenas criar movimentos para remediar a situação – pois ela poderá aparecer novamente no futuro.
Um cachorro com ciúmes do tutor é algo bastante comum hoje em dia. Infelizmente, este tipo de sentimento, as vezes, é encarado como algo normal e até bonitinho, quando o tutor apenas ignora e acha que é um ato de amor do seu dog. Por mais que o cão esteja, sim, sentindo ciúmes para proteger “o que é dele”, nós precisamos agir para que a situação não saia do controle.
Qualquer excesso em uma relação entre cão e tutor pode facilmente ser maléfica no curto, médio e longo prazo. E por isso, cabe ao tutor conseguir estabelecer limites e treinamentos, de forma que o cachorro possa compreender o que ele pode e o que ele não pode. Quanto antes você fizer isso, melhor. Pois quando o cachorro ainda está na fase de filhote, ele tem menos manias e tende a se moldar a um comportamento mais facilmente.
Leia a matéria completa no Portal do Dog.