14.1 C
São Paulo
sábado, maio 8, 2021

O Maranhão será enredo da Acadêmicos do Tatuapé

A cultura e as belezas naturais do Maranhão serão homenageadas pela escola de samba paulista Acadêmicos do Tatuapé. A escola apresentou no início deste mês em sua quadra social, na Zona Leste de São Paulo, o samba que levará para avenida em 2018. A composição é assinada por Fabiano Tenor, Mike e Luiz Ramos, e canta a história do enredo: Maranhão: os tambores vão ecoar na terra da encantaria. Este ano, a escola foi campeã do grupo especial do carnaval de São Paulo com o enredo Mãe-África conta a sua história: Do Berço Sagrado da Humanidade à Terra Abençoada do Grande Zimbawe!, após conquistar o vice-campeonato em 2016. A vitória veio apenas na última nota do último quesito (samba-enredo), quando empatou com a Dragões da Real na pontuação final e vencendo no critério de desempate.

Para homenagear o Maranhão, a Acadêmicos do Tatuapé vai levar para passarela do samba no Anhembi mais de três mil componentes que estarão divididos em 23 alas, cinco carros alegóricos acoplados, dando a ideia de dez. Segundo Wagner Santos, a chegada dos franceses, a floresta dos guarás, o mar do Maranhão, o Festejo de São José de Ribamar, o bumba meu boi, entre outras inspirações da cultura e do folclore do estado, estarão representadas nos carros alegóricos e nas fantasias da escola. O carnavalesco revelou ainda que, por conta dos incidentes que ocorreram no carnaval deste ano no Rio de Janeiro, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo tem reforçado junto as agremiações cuidado maior com relação a estrutura das alegorias para dar mais segurança aos integrantes das escolas.

Wagner Santos revelou que o enredo da Acadêmicos do Tatuapé vai começar pela chegada dos franceses a São Luís, com o carro abre-alas O sonho francês na ilha de Upaon-açu passeando por outras referências maranhenses como o Palácio dos Leões, as belezas dos Lençóis Maranhenses, a religiosidade da Festa do Divino de Alcântara e dos romeiros de São José de Ribamar, o bumba meu boi, as lendas e mistérios do estado como a carruagem de Ana Jansen e a lenda de Dom Sebastião, além dos tambores que ecoam nas casas e terreiros de matrizes africanas. “Vamos falar de várias cidades não esquecendo a capital que é Patrimônio da Humanidade. O carnaval de uma escola campeã não é um carnaval barato. Vamos ter muitas plumas e fantasias pomposas, além de muito brilho e pedrarias nas indumentárias. Teremos muito veludo bordado, e materiais alternativos como a palha de buriti respeitando e honrando a história do Maranhão. O enredo cita ainda o Conciliador, que foi o primeiro jornal do estado; guerras como a Balaiada e a Revolta de Beckman e uma homenagem os imortais da Academia Maranhense de Letras (AML), aos pescadores e artesãos do estado”, adiantou o carnavalesco.

CONFIRA A LETRA DO SAMBA-ENREDO DE 2018

“MARANHÃO: OS TAMBORES VÃO ECOAR NA TERRA DA ENCANTARIA”

NO MAR! FOI NO BALANÇO DO MAR
QUE O SONHO APORTOU NA ILHA DA MAGIA
LÁ TEM PALMEIRA ONDE CANTA O SABIÁ
O SOL NAMORA A BELEZA DO LUGAR
CENÁRIO DE POESIA
TANTAS BATALHAS VIVIDAS NESSE TORRÃO
HERANÇA DE LUTA, CULTURA E AMOR
ÔÔÔÔ, O NEGRO TANTO CLAMOU
A LIBERDADE AOS PÉS DO SENHOR

Ô LUAR, Ô LUAR
DEIXA A GIRA GIRAR … CRIOULA
HOJE TEM CANJERÊ, FEITIÇARIA, Ô
JÊJE- NAGÔ, KAÔ MEU PAI XANGÔ

Ê, TEM CANTORIA! EITA POVO FESTEIRO!
TEU FOLCLORE É TRADIÇÃO
Ê, CHORA VIOLA
PRETA VELHA CONTA HISTORIA, LENDAS DESSE CHÃO
Ô, QUEBRA O COCO IÁ IÁ
MATRACAS VÃO EMBALAR
BUMBA-MEU-BOI, MEU CAZUMBÁ
OUVINDO REGGAE DO BOM
É CARNAVAL VEM CURTIR ESSE SOM
É EMOCÃO, O MEU PAVILHÃO VAI GIRAR
NA TERRA DA ENCANTARIA
OS TAMBORES VÃO ECOAR

VIVA SÃO JOSÉ, VENHA ME VALER
ILU AYÊ Ô ILU AYÊ
TATUAPÉ NUMA LINDA PROCISSÃO
CANTA SUA HISTÓRIA…OH! MARANHÃO

 

Fonte: Acadêmicos do Tatuapé e O Imparcial

VOCÊ IRA GOSTAR

Complexo Tatuapé lança campanha “Mães e Namorados 2021”

Nas compras a partir de R$ 250, o cliente concorre a cem sorteios de scooter elétrica, frigobar, smartphone, patinete elétrico e muito...

Cenlep abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos

As vagas disponíveis são para pessoas de 15 a 59 anos, sem ensino superior O Cedesp/Cenlep, em parceria com...

Cantagalo Burger celebra o Dia das mães com combo especial

Para celebrar o Dia das Mães, neste ano, em 09 de maio,  a Cantagalo Burger, no Tatuapé, preparou uma sugestão especial para...

Redes Sociais

127,926FansLike
97,489FollowersFollow
57FollowersFollow
- PATROCINADO -
- PATROCINADO -