11.5 C
São Paulo
domingo, agosto 1, 2021

Mercado global de celulares começa 2021 em alta – Samsung é líder

A empresa de consultoria Counterpoint Research publicou um novo relatório de mercado com detalhes sobre o setor de smartphones no primeiro trimestre de 2021.

De acordo com a companhia, o segmento apresentou um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, porém queda de 10% se comparado aos últimos meses de 2020 — o que é relativamente natural, já que o período engloba datas como a Black Friday e Natal.

Ao todo, foram comercializadas 354,94 milhões de unidades de smartphones.

A Samsung segue como líder no envio de dispositivos para venda, com 22% do mercado. Após assumir rapidamente o topo nos últimos meses, a Apple volta para a vice-liderança sólida com 17%, com a Xiaomi cada vez mais consolidada (14%), mas com tendências de crescer ainda mais. As chinesas Oppo (11%), vivo (10%) e Huawei (4%) completam o topo da tabela.

Xiaomi em alta, Apple em queda

A fabricante Xiaomi é destaque positivo por manter a ótima fase em vendas. Ela cresceu 8% em relação ao ano anterior, apresentando números positivos até mesmo na Índia, que registrou desaceleração no setor.

Por outro lado, a Apple viu um declínio em vendas, especialmente pelo baixo desempenho do mercado na América do Norte e o crescimento de outras companhias na Europa. Marcas da BBK Eletronics (Oppo, vivo e OnePlus) estão cada vez mais presentes nessas listas, enquanto a Huawei se afasta das primeiras colocações graças às sanções dos EUA.

A Samsung só não é a líder na Ásia (quinta colocada, com 12%) e na América do Norte (perdendo para a Apple, mas com 28% do mercado).

Entre os celulares mais simples e que não são inteligentes (feature phones), os nomes são bem diferentes entre as marcas que dominam o setor. Entretanto, Samsung (7%) e HMD Global (16%), atualmente dona da licença da Nokia, têm um lugar garantido.

Na América Latina, a Samsung mantém a liderança com uma porcentagem ainda maior (42%). Entretanto, a vice-líder é diferente: a tradicional Motorola (22%). A região ainda mantém boas vendas de LG (que oficialmente saiu do setor em abril de 2021) com 6% de participação e ZTE, com 4%, focada em custo-benefício em alguns países.

VOCÊ IRA GOSTAR

As férias de julho chegaram no Complexo Tatuapé

Faça chuva ou faça sol, o que não falta são opções de lazer para toda a família, com Exposição Internacional Dragões, Mundo...

Jun Japanese Food inaugura no Tatuapé

Se você é fã de comida Japonesa, então ai vai uma novidade deliciosa que chegou no Tatuapé! Com um...

Frozen II Brincando na Neve no Teatro Corinthians

De volta à infância de Elsa e Anna, as duas garotas descobrem uma história do pai quando ele ainda era príncipe de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

127,849FansLike
105,856FollowersFollow
57FollowersFollow
- PATROCINADO -
- PATROCINADO -